O Aloé Vera, para além de ser uma bonita suculenta e de ficar bem em qualquer canto da sua casa, varanda ou jardim, também pode ser utilizada como remédio natural.
O que aproveitar do Aloé Vera
Há duas substâncias que se podem aproveitar do Aloé Vera que são o gel e o latex.
O gel que é uma substância viscosa que se encontra logo por baixo da pele das folhas, é geralmente usado para os problemas de pele, mas pode também ser usado com outros fins já que tem propriedades antivirais, antibacterianas, analgésicas e até laxantes.
O gel depois de retirado da planta pode ser aplicado diretamente sobre a pele mesmo que esta não tenha qualquer dano, simplesmente para nutrir ou ajudar a suavizar as rugas. No caso de usar numa queimadura ou numa ferida, convém que a ferida já esteja fechada.
Quando retiramos directamente da planta estamos a conseguir manter mais propriedades do que comprar o produto já embalado.
Melhorar a digestão
A ingestão do latex por seu lado ajuda na digestão já que normaliza e equilibra o pH. Há uma redução do inchaço e irritação no sistema digestivo.
É também um poderoso laxante, no entanto deve ser tomado com cuidado, já que em excesso poderá provocar cólicas e dores abdominais.
Alergias ao Aloé Vera
As reacções alérgicas ao Aloé Vera são raros, mas existem. Experimente primeiro um pouco numa pequena zona da pele e se experimentar vermelhidão ou comichão é porque é uma dessas raras pessoas que não pode usar Aloé Vera.
Veja estas e outras plantas na nossa área de Plantas na loja online